A este respeito, o Presidente Nicolás Maduro anunciou que o Vice-Presidente Executivo Delcy Rodríguez está encarregado desta tarefa, cujo objetivo é evitar que os recursos alocados pela agência internacional acabem nas mãos de governos corruptos.
“Fala-se muito em migração e, bem, há pessoas que usam a questão para enriquecer e roubar, para pedir dinheiro a organizações internacionais. O primeiro é Iván Duque, presidente da Colômbia, que se enriqueceu pessoalmente às custas dos migrantes. Deram milhões de dólares para o governo colombiano e nem um único dólar para os migrantes”, disse o chefe de Estado.
Maduro lembrou que a Venezuela havia apresentado uma queixa junto a organizações internacionais para proteger seus nacionais que, sob pressão da mídia, haviam ido trabalhar no exterior e agora querem voltar.
Assegurou que o Plano Vuelta a la Patria está ativo para vir em socorro dos venezuelanos no exterior, “pedimos a essas organizações que, se tiverem milhões de dólares, apoiem esse plano para fretar aviões e trazer de volta os milhares que querem voltar do Peru, Chile, Equador, Colômbia…”.
mv/ycv/bm