Sediada na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Asís, a gala inaugural inclui a atuação da violinista francesa Chloé Kiffer juntamente com Alexandre Moutouzkine (Rússia), acompanhada pela Orquestra do Liceu de Havana, dirigida pelo maestro José Antonio Méndez.
O concurso destaca o regresso a Havana da artista Inesa Sinkevych (Ucrânia), Wael Farouk (Egito) e do próprio Moutouzkine enquanto antecipa a estreia na ilha dos pianistas Kirill Gerstein (Rússia-EUA), Katia Skanavi (Grécia).
Destacam-se entre os representantes de origem asiática o performer sul-coreano Yeontaek Oh, vencedor do Prémio Frechilla-Zuloaga atribuído em Espanha, bem como o chinês Guangshou Tian, convidado pela primeira vez para a ilha.
Pianistas já consagrados como Marcos Madrigal, Ernesto Oliva subirão ao palco do país anfitrião junto com a nova geração que inclui Malva Rodríguez, Christian Pérez, Daniel Rodríguez e Sofía Iraola.
O repertório internacional inclui obras de Inesa Sinkevych, vencedora do Prêmio Nacional de Música, Leo Brouwer e seu conterrâneo Ernesto Oliva, além de uma seleção de peças de herança cubana composta por Roberto Valera, Juan Piñera, José María Vitier e Aldo López-Gavilán com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba.
Organizado pelo Escritório do Patrimônio Musical Esteban Salas e pelo Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a temporada de concertos reserva quase vinte apresentações de concertos com orquestra, recitais e master classes estrelando 14 intérpretes de nove nações.
O concurso que celebra o décimo aniversário do Gabinete do Património Musical Esteban Salas inclui também a apresentação do 20.º número da revista Sincopado, que aborda o futuro da referida instituição cubana.
Há dez anos, o Encontro Internacional de Jovens Pianistas teve sua gênese a partir dos laços de amizade firmados entre o historiador de Havana, Eusebio Leal, e o professor da Escola de Música de Manhattan, Salomón Mikowsky, que promoveu o espaço de intercâmbio entre solistas de Cuba e o mundo.
mv/chm/glmv