Na abertura de um seminário aqui, o funcionário explicou que a minuta do novo plano apresentado ao primeiro-ministro Pham Minh Chinh inclui, entre seus objetivos, a realização de zero emissões. Carbono líquido até 2050, reduzindo os gases de efeito estufa e alcançando a transição de combustíveis fósseis para limpos e renováveis.
Também planeja acelerar a reestruturação econômica sustentável e aproveitar oportunidades para melhorar a competitividade e o desenvolvimento da economia, disse ele.
Vo Tuan Nhan disse que a estratégia exige garantir a segurança energética do país e opções de emprego para os trabalhadores afetados pela mudança, especialmente a da indústria do carvão.
Segundo o vice-ministro, o plano defende a manutenção dos preços acessíveis de energia para pessoas de baixa renda, entre outros aspectos.
Andrew Jeffries, representante do Banco Asiático de Desenvolvimento, elogiou o compromisso do Vietnã, que, segundo ele, exige esforços e esforços consideráveis de financiamento.
Ele garantiu que sua instituição apoiará esse país como faz com todas as nações da região que estão comprometidas com ações de promoção de energia renovável, melhoria da rede elétrica e aplicação de novas tecnologias e soluções de economia.
mgt/lrd/mmd