A assistência financeira facilitará a aquisição de materiais e serviços por parte das organizações, bem como a realização de atividades após a eleição do parlamento e a preparação das eleições autárquicas previstas para maio de 2023.
A equipa de gestão eleitoral identificou necessidades em termos de apoio técnico e operacional durante o dia 15 de maio e neste sentido, o fundo irá abranger a incorporação de meios e software.
A pedido do Ministério do Interior e Municípios, desde 2004 o PNUD vem oferecendo assistência ao Líbano para a realização de eleições e no ciclo atual, a assistência consistiu no registro de eleitores e candidatos, educação da população e treinamento de funcionários.
Segundo a instituição das Nações Unidas, a Alemanha representa o maior contribuinte governamental para o programa desde 2017 e reafirma seu compromisso com a erradicação da pobreza extrema, redução da desigualdade, aumento da resiliência a crises e aceleração das transformações estruturais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No Líbano, o PNUD, com o apoio do país alemão, está comprometido com a consolidação da paz, resolução de conflitos e governança democrática.
Os libaneses elegeram seus 128 representantes ao Parlamento para o mandato 2022-2026 no último domingo, em meio ao ceticismo de muitos na ausência de um governo capaz de promover a recuperação econômica.
car/yma/glmv