A remessa foi anunciada pelo comissário da Alfândega Rahul Nangare quando caminhões de trigo com a mensagem “Presente do povo da Índia para o povo do Afeganistão” cruzaram a fronteira, informou a agência de notícias Khaama Press.
O governo indiano prometeu fornecer 50 mil toneladas métricas de trigo ao Afeganistão, onde 10 mil já foram embarcadas. Dos restantes, foi enviado hoje o primeiro lote de 2 mil toneladas de trigo, disse o comissário.
Em 26 de fevereiro, o primeiro comboio de ajuda humanitária da Índia chegou a Jalalabad via Paquistão.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o segundo comboio de 2 mil toneladas partiu de Attari, Amritsar, em 3 de março para Jalalabad, no Afeganistão.
O terceiro e quarto carregamentos de 40 caminhões, com 2 mil toneladas de trigo para o Afeganistão pela fronteira Attari-Wagah, foram enviados nos dias 8 e 15 de março, respectivamente.
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, Islamabad aprovou o transporte de 50 mil toneladas métricas de trigo e medicamentos da Índia para o Afeganistão através da fronteira de Wagah em uma base excepcional para fins humanitários em novembro passado.
Em 21 de março deste ano, o prazo para entrega da ajuda humanitária expirou e a Índia solicitou ao Paquistão uma prorrogação de dois meses para o transporte da ajuda.
car/abm/glmv