5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Interrompido o fornecimento de gás russo para a Finlândia

Interrompido o fornecimento de gás russo para a Finlândia

Interrompido o fornecimento de gás russo para a Finlândia

Moscou, 21 mai (Prensa Latina)

A empresa finlandesa Gasgrid Finland anunciou hoje a interrupção do fornecimento de gás da Rússia, informou hoje a agência de notícias TASS.

“O fornecimento pelo ponto de entrada da Imatra terminou em 21 de maio de 2022”, disse o regulador do país, confirmando que as novas compras exigidas serão importadas por outra via e de acordo com as prioridades do mercado nacional.

Ontem, a empresa russa Gazprom Export informou que suspenderia o embarque de gás sob o contrato com a estatal finlandesa de energia Gasum neste sábado porque o país não pagou pela entrega em abril e se recusou a fazer pagamentos em rublos.

No entanto, também no dia anterior, as autoridades russas destacaram que cerca de metade dos clientes europeus da Gazprom concordaram em realizá-los na moeda deste país.

Nesse sentido, os governos da Alemanha e da Itália autorizaram suas empresas a abrir contas em rublos para pagar o gás russo, após consulta à União Europeia, informou a agência de notícias Reuters nesta sexta-feira.

Berlim notificou os importadores alemães sobre a possibilidade de abrir contas em rublos para pagar os recursos energéticos, desde que as transferências para o russo Gazprombank sejam feitas em moeda estrangeira.

Da mesma forma, uma fonte do governo italiano disse que a declaração da petrolífera italiana Eni sobre a abertura de contas em um banco russo na terça-feira passada foi precedida por uma explicação correspondente da Comissão Europeia. Anteriormente, esse órgão comunitário apresentou dois conjuntos de instruções escritas sobre como comprar gás russo sem violar as sanções, dado o desconhecimento por parte de alguns países sobre quais ações nessa área são legais, diante da pressão pública para evitar a compra do gás combustível deste país como parte das medidas impostas contra eles.

Em 31 de março, o presidente russo, Vladimir Putin, aprovou um decreto que, a partir de 1º de abril, estabelecia um novo procedimento para o pagamento do fornecimento de gás russo por compradores de países hostis, referindo-se às nações que aderiram às sanções contra Moscou.

As empresas dessa lista devem transferir fundos em moeda estrangeira para o Gazprombank, que comprará rublos nas bolsas e os transferirá para contas especiais de rublos dos importadores.

Entretanto, a Rússia continuará a fornecer-lhes gás em volumes e preços fixados nos respetivos contratos anteriores.

car/mml/as

PL-22

2022-05-21T03:17:30

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES