Yerevan, 21 mai (Prensa Latina)
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinián, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, se reunirão neste domingo em Bruxelas, confirmou hoje o secretário do Conselho de Segurança deste país, Armen Grigorián.
As conversações na capital belga dão continuidade ao diálogo bilateral mediado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, indicaram fontes de Yerevan.
Segundo Grigorián, durante a troca não está prevista a assinatura de nenhum documento por ambos os líderes.
Explicou que existe um grupo de trabalho trilateral sobre a reabertura das comunicações na região do Cáucaso, co-presidido pelos vice-primeiros-ministros dos respectivos países, que se encarregará de discutir os acordos alcançados ao mais alto nível.
Em 19 de maio, o Ministério da Defesa do Azerbaijão denunciou que as posições das Forças Armadas de seu país na fronteira com a Armênia foram bombardeadas da nação vizinha.
De acordo com o comunicado, o ataque foi lançado a partir de posições no assentamento armênio de Ashagi Shorja, na região de Basarkechyar, na fronteira do estado, contra locais do exército azerbaijano na cidade de Yellidzha, na região de Kalbajar.
O Ministério da Defesa do Azerbaijão garantiu que suas unidades do exército tomaram “medidas de resposta apropriadas”.
Tal evento ocorreu quando o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Armênia, Vahán Hunanián, rejeitou as declarações de Baku de que Yerevan se recusou duas vezes a realizar reuniões sobre a demarcação dos limites da fronteira, acordadas antecipadamente.
A Armênia não se recusou a se reunir com o Azerbaijão e está pronta para iniciar o trabalho da comissão de delimitação e segurança de fronteiras, disse Hunaniyan na quinta-feira.
“O lado armênio continua comprometido com a implementação dos acordos alcançados. Consequentemente, o lado armênio não cancelou ou rejeitou nenhuma reunião”, disse ele.
Anteriormente, o primeiro-ministro da Armênia afirmou que durante as negociações que manteve com o presidente do Azerbaijão em 6 de abril em Bruxelas, foi decidido estabelecer uma comissão sobre delimitação e segurança de fronteiras.
O chefe de governo armênio também discutiu a delimitação e demarcação da fronteira entre seu país e o Azerbaijão com o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita oficial à Rússia nos dias 19 e 20 de abril.
car/mml/as
PL-28
2022-05-21T04:34:52