23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova Primeira-ministra, velhos desafios

Nova Primeira-ministra, velhos desafios

Por Waldo Mendiluza
Paris, 21 mai (Prensa Latina)
Uma mulher voltou ao Hotel de Matignon após a nomeação esta semana do presidente reeleito Emmanuel Macron de Élisabeth Borne como primeira-ministra da França, uma nomeação com reações mistas em um país polarizado.

De um lado destacou-se que depois de Edith Cresson (1991-1992) nenhuma mulher ocupou o cargo, uma seca que o pioneiro em ocupá-lo atribuiu ao machismo da classe política francesa, enquanto do outro choveram críticas.

História à parte, o desafio para a substituição da ex-ministra do Trabalho e Jean Castex é grande, embora a verdade seja que as questões obrigatórias da sua agenda não são novas, com as preocupações sociais em primeiro plano, agravadas pelo contexto internacional e em particular pelos conflitos militares na Ucrânia.

A perda de poder aquisitivo, a necessidade de fortalecer um sistema de saúde posto à prova pela Covid-19 e a deterioração ambiental estão em primeiro plano há algum tempo, mas agora a responsabilidade recai sobre Borne e o gabinete que Macron o encarregou de formar para seu segundo período de cinco anos no Palácio do Eliseu.

A tarefa pela frente é imensa, admitiu a primeira-ministra na Assembleia Nacional, onde o partido no poder é a maioria, mas terá de defendê-lo nas eleições legislativas de junho próximo, face ao desafio colocado pela unidade da esquerda e a ascensão da extrema direita.

Borne vai enfrentar, para além da formação do Governo, o desafio da campanha para a conquista de um lugar de deputado pelo departamento de Calvados, de forma a manter a tradição republicana de que o primeiro-ministro ocupa um lugar no hemiciclo.

Assim que sua nomeação foi conhecida, oito sindicatos da função pública enviaram-lhe carta aberta, com cópia para Macron, exigindo o aumento do salário-base e a renúncia à extensão da idade de aposentadoria, de 62 para 65 anos, conforme previsto. o chefe de Estado.

Medidas importantes devem ser adotadas sem demora no início deste quinquênio, as mais urgentes relacionadas aos salários e ao poder de compra dos franceses, alertaram.

A representante da extrema direita, Marine Le Pen, considerou que a nomeação de Borne demonstra a incapacidade do presidente de se unir e a sua vontade de continuar com as políticas de “desconstrução do Estado e destruição social”.

(Retirado de Orbe)

PL-6

2022-05-21T00:25:28

/as

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES