Acrescentou que outro dos objetivos das ações de preparação é antecipar a resposta do país ao comportamento da pandemia de Covid-19.
A mensagem do presidente na rede social Twitter foi acompanhada pelo primeiro-ministro Manuel Marrero, que destacou que o Meteoro servirá para aumentar a proteção e reduzir os riscos em caso de eventos naturais, tecnológicos e de saúde.
O Meteoro 2022 acontecerá nos dias 21 e 22 de maio e comemorará o 60º aniversário do sistema de defesa civil da ilha, que atualmente prioriza a prevenção por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas e do fortalecimento do sistema de alerta precoce.
Também estão incluídas nas ações previstas durante o exercício popular a avaliação dos planos de enfrentamento à seca e incêndios florestais associados e as experiências de trabalho durante a pandemia de Covid-19.
Cuba prepara-se para enfrentar uma temporada de furacões ativa devido à possibilidade de ocorrência de 17 organismos naturais desse tipo, nove dos quais podem atingir a categoria de furacão.
mem/jfs/glmv