Em declarações publicadas no sábado pelo jornal The Telegraph, a chefe da diplomacia britânica acrescentou que Londres está discutindo o assunto com seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Ela gostaria de ver a Moldávia equipada de acordo com os padrões da OTAN, enfatizou Truss, considerado um dos falcões da política externa do Reino Unido.
A ex república soviética, que não é membro da aliança militar do Atlântico Norte liderada pelos Estados Unidos, faz fronteira com a Ucrânia, onde a Rússia lançou em fevereiro passado o que o presidente Vladimir Putin descreveu como uma operação militar especial, em resposta a um pedido de ajuda das autoridades das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk.
O Reino Unido, os Estados Unidos, a União Europeia e o resto dos aliados da OTAN acusam Putin de lançar uma invasão em larga escala contra o país vizinho e implementaram sanções económicas e financeiras contra Moscovo.
As potências ocidentais também aumentaram a entrega de armas modernas às tropas ucranianas e fortaleceram sua presença nos países do Leste Europeu, incluindo a Polônia.
car/nm/as