Por Alexandre Gomes
San José, 21 mai (Prensa Latina)
Principal predador dos mares, o tubarão tem um santuário na Costa Rica onde é garantida sua conservação e a de outros animais em perigo de extinção.
O Parque Nacional da Ilha dos Cocos (PNIC), o maior do gênero neste país da América Central e uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade desde 1997 e Refúgio Oceânico Global em 2019 devido à sua grande variedade de seres vivos, endemismo e beleza cênica, entre outras distinções.
O lugar, também conhecido como Isla de los Tiburones devido ao grande número de espécies – uma quinzena – que escolhem este espaço único para se alimentar, descansar e copular, foi escolhido por sua virgindade como cenário para a primeira parte do filme Jurassic Park .
Ali vivem as maiores congregações de tubarões-martelo do Oceano Pacífico, juntamente com grandes pelágicos, constituindo um importante banco genético. Da mesma forma, outros como o recife de ponta branca ou a baleia nadam em suas águas, esta última com um comportamento altamente migratório.
Devido a isso, por decreto executivo, o PNIC foi declarado Santuário Natural de Tubarões em abril passado, decisão que também permite conectá-lo ao Santuário de Tubarões Golfo Dulce Hammerhead.
Múltiplos esforços, aliados à expansão desta área protegida, contribuem para fortalecer a Coalizão de Alta Ambição pela Natureza e pelas Pessoas.
A entidade, liderada pela Costa Rica, França e Reino Unido, e já acolhida por 95 países, pretende conservar 30% da superfície terrestre e marítima até 2030.
(Retirado de Orbe)
/as
PL-9
2022-05-21T00:40:13