Por meio da rede social Twitter, o chefe desta ilha caribenha informou sobre o intercâmbio realizado com seu homólogo quirguiz, Alymkadyr Beishenaliev, bem como com o maldivo, Shah Abdulla Mahir, a fim de ampliar as ações em benefício de ambos os povos.
Portal conversou anteriormente com seu homólogo do Irã, Bahram Ainollahi, e do Egito, Khaled Abdel-Ghaffar, em cujas mensagens foram ratificadas as relações bilaterais amistosas.
O ministro cubano da Saúde conversou também com o argelino Abderrahmane Benbouzid, com quem discutiu as possibilidades existentes para continuar fortalecendo a cooperação.
É a vontade comum de ambos os países trabalhar para consolidar e expandir este caminho, disse ele, enquanto ambos os funcionários lembraram o 59º aniversário da colaboração médica
Cuba, que começou justamente naquele território africano com o envio da primeira brigada de profissionais da área da saúde.
O fortalecimento da cooperação é um objetivo de Cuba e da Indonésia há décadas, disse Portal sobre uma reunião com o ministro da Saúde dessa nação, Budi Gunadi Sadikin, durante a qual ratificaram sua vontade mútua de explorar possíveis áreas de colaboração em questões de saúde e biofarmacêutica indústria.
Da amizade que une nossos povos e governos, conversamos nesta segunda-feira em Genebra com o vice-ministro da Saúde do Estado Plurinacional da Bolívia, informou também o ministro cubano.
Na véspera, a delegação da maior das Antilhas manteve encontros com altos funcionários da África do Sul, Arábia Saudita, Malta e Moçambique.
Cuba vem para compartilhar experiências, fortalecer os laços de cooperação e ratificar seu compromisso com a saúde e a paz dos povos, disse o ministro em relação à presença antilhana na 75ª Assembleia Mundial da Saúde que começou no domingo passado e culminará no próximo dia 28 de maio.
car/znc/glmv