Segundo Esgel, no âmbito do evento, serão realizados dois workshops – 25 e 26 de maio – no restaurante Artechef, o primeiro voltado para a comunidade diplomática, e o segundo contará com a participação de chefs cubanos selecionados pela Federação Culinária de Cuba com o acompanhamento de um especialista turco.
A nossa cozinha, sublinhou, é bastante variada e diversificada, pois a extensão do império otomano abrangeu diversos continentes, é uma síntese ao longo dos séculos.
Ele explicou que a comida dos dois países tem pouco em comum e só se reúnem para o consumo de café, por isso decidiram trazer os ingredientes originais especialmente da Turquia para fazer os preparativos.
Por outro lado, será realizada a apresentação do livro cozinha turca com receitas intemporais, realizada com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo, e com a cooperação da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Turismo do país.
Com receitas intemporais, o volume destaca que cozinhar deve ser feito sem desperdícios e de forma saudável, e surgem várias receitas baseadas nesse conceito, indicou o embaixador.
No livro você encontra reflexões da Primeira Dama da Turquia, Emine Erdogan, que considera a comida turca como reflexo do caráter nacional, enriquecida com diversas culturas e entre suas características está o equilíbrio entre corpo, alma e vida.
rgh/tdd/glmv