Segundo Von der Leyen, as negociações sobre a retomada da exportação de produtos alimentícios da Ucrânia devem ser realizadas para evitar uma crise global.
“Portanto, acho que antes de tudo devemos olhar para o diálogo com a Rússia e buscar a possibilidade de chegar a um acordo sobre o assunto”, disse.
As operações militares na Ucrânia e as grandes sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos e pela União Europeia provocaram a interrupção do fornecimento de grãos e outros produtos em vários países da África e do Oriente Médio.
Recentemente, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação recomendou que os países dependentes dos produtos encontrem fornecedores alternativos, bem como diversifiquem sua própria produção.
Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma operação militar especial na Ucrânia em conexão com o pedido de ajuda dos líderes das repúblicas de Donbass.
O Ocidente, em resposta à decisão da Rússia, impôs sanções em larga escala contra ela.
Putin enfatizou anteriormente que as sanções ocidentais contra a Rússia prejudicam as economias dos países que as impõem e também causam uma crise global.
Segundo ele, a obsessão por sanções levará inevitavelmente às consequências mais difíceis e intratáveis para a União Europeia, para seus cidadãos, bem como para os estados mais pobres que já enfrentam os riscos da fome.
mem/amp/cm