Em sua conta no Twitter, a embaixadora francesa aqui, Anne Grillo, compartilhou o momento da chegada ao Porto de Beirute da doação, um gesto materializado após a assinatura de um acordo entre os ministérios dos transportes de ambas as nações em 10 de março.
O diplomata francês expressou na referida rede de microblogs que a entrega dos ônibus é acompanhada de assistência técnica e treinamento por dois anos para o Escritório de Transportes e Ferrovias do Líbano.
Da mesma forma, uma nota no site da embaixada francesa reitera que a doação responde a uma necessidade urgente dos libaneses de mobilidade e incentiva o desenvolvimento do transporte público.
A França reitera seu apoio à organização e estrutura de transporte na nação dos cedros e insistirá na implementação urgente de reformas para a recuperação econômica do Líbano.
Segundo o relator especial das Nações Unidas sobre pobreza extrema e direitos humanos, Olivier De Schutter, a impunidade, a corrupção e a desigualdade estrutural transformaram o sistema político e econômico libanês em um país que hoje coloca quatro em cada cinco libaneses na pobreza.
acl/yma/glmv