De acordo com uma nota oficial, os bens seriam comercializados em um site sediado na Holanda, mas foram identificados a tempo graças à colaboração do Departamento de Monumentos Pré-Hispânicos e Coloniais da Direção Geral de Patrimônio Cultural e Natural.
As fotografias publicadas pelo site possibilitaram uma análise técnica arqueológica e descrição dos objetos, o primeiro, um apito de coiote zoomórfico, moldado em cerâmica durante o período clássico tardio.
O segundo é um apito tipo Tiquisate com figura feminina, do clássico tardio, e por último, um apito cerâmico estilo Teotihuacan, correspondente ao clássico.
Na recuperação e posterior devolução das peças, também interveio a missão diplomática desta nação centro-americana na Holanda.
Com essas ações, o governo do presidente Alejandro Giammattei, por meio do Ministério da Cultura e Esportes, reafirma seu compromisso de promover a valorização, conservação e preservação do patrimônio cultural da Guatemala, destaca o comunicado.
Também incentiva as casas de leilões e as vendas on-line a impedir a venda de patrimônio cultural removido ilicitamente.
acl/mmc/cm