Segundo informações da entidade, o país apresenta déficit de capacidade de geração devido a paralisações imprevistas de algumas usinas e manutenção programada de outras.
Além disso, “na geração distribuída, estão indisponíveis 1.089 megawatts por avaria e 203 megawatts em manutenção”, confirmou a fonte.
A entidade prioriza medidas de restrição de consumo no setor estadual com o objetivo de evitar danos à parte residencial.
As autoridades insulares denunciaram que as limitações financeiras e o bloqueio imposto pelo governo dos Estados Unidos impedem que a manutenção necessária seja realizada em tempo hábil.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou a tensa situação energética que o país viveu no dia anterior e garantiu que os especialistas estão trabalhando intensamente para estabilizar o serviço.
Por meio de sua conta no Twitter, o presidente agradeceu aos trabalhadores pelo tremendo esforço que fazem para melhorar a situação no menor tempo possível. “Graças ao nosso povo, pela resistência”, acrescentou.
acl/idm/hb