Especialistas da OMS acreditam que o objetivo agora é contê-la e pará-la, e isso é possível porque os detalhes da doença e o modo de propagação são conhecidos.
Apesar do nível de socialização alcançado no mundo após o fim das restrições em muitas nações devido ao Covid-19, é improvável que o vírus tenha sofrido uma mutação.
A organização internacional enfatizou que o vírus pode ser transmitido por contato próximo pele a pele, gotículas respiratórias e roupas de cama contaminadas.
O estágio de incubação da varíola geralmente é de seis a 13 dias, embora possa variar de cinco a 21 dias e, o mais importante, afeta qualquer ser humano, não apenas homens que têm relações íntimas com outra pessoa do mesmo sexo.
Varíola é uma zoonose viral, endêmica de áreas remotas da África central e ocidental, que produz sintomas semelhantes aos observados na varíola humana no passado, embora com manifestações menos graves, especificou a OMS.
A infecção ocorre por contato direto com sangue , fluidos corporais ou lesões de pele ou mucosas de animais infectados, não havendo tratamentos ou vacinas específicas para a doença.
mgt/joe/cm