Na mensagem de felicitações, tornada pública no Twitter, Lazo se referiu ao significado especial da data para Cuba devido à relação profunda e inquebrantável que une os cubanos com os povos daquele continente.
Ele acrescentou que esses laços foram forjados sob a orientação e amizade de Fidel Castro e outros líderes da ilha do Caribe com os heróis africanos.
Destacou a participação dos internacionalistas cubanos na luta dos povos do continente contra o colonialismo, o domínio e o apartheid, assim como a contribuição de Havana para vários programas de cooperação.
Lazo agradeceu à União Africana pelo apoio às resoluções aprovadas nas Nações Unidas que pedem o levantamento do bloqueio americano contra Cuba, assim como pronunciamentos similares de governos, partidos políticos e organizações de solidariedade.
A mensagem reafirmou a vontade de expandir e fortalecer os laços interparlamentares multilaterais e o apoio de Havana à implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.
Um dia de celebração do Dia da África começou em Cuba no dia 19 de maio, durante o qual várias atividades foram realizadas para destacar os laços históricos de Cuba com as nações africanas e os programas de colaboração atuais.
O Dia é comemorado anualmente para conscientizar as nações africanas dos desafios que enfrentam. Foi inspirado pelo Congresso dos Estados Africanos de 1958, que expressou a determinação dos povos africanos em alcançar a independência.
mem/jfs/bm