À frente da presidência rotativa da União Africana, o presidente chegou a Luanda no dia anterior para uma visita de Estado de 72 horas a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço, com quem manterá conversações oficiais esta quarta-feira.
A recepção de ontem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro foi feita pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros anfitrião, Téte António, e contou com a presença de membros da comunidade senegalesa aqui residente, que saudaram em massa o Chefe de Estado do seu país.
Conforme noticiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (Mirex), Sall inicia hoje as suas actividades com um acto de homenagem a António Agostinho Neto, no Memorial que guarda os restos mortais do estadista, considerado o pai fundador da nação angolana.
No âmbito da visita, ambos os governos esperam assinar vários acordos nas áreas da justiça, comércio, turismo, promoção e protecção de investimentos, petróleo e energia, anunciou a Chancelaria.
Através de um comunicado de imprensa, Mirex recordou que em Agosto do ano passado, o ministro Téte António viajou ao Senegal, como portador de uma mensagem do chefe de Estado angolano a Macky Sall.
Além disso, durante a posse do presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, teve lugar um encontro entre Lourenço e Sall, com o objectivo de reforçar a cooperação bilateral.
Em janeiro de 2022, a Ministra dos Negócios Estrangeiros senegalês, Aïssata Tall Sall, chegou a esta capital em missão oficial, que facilitou a assinatura de vários instrumentos de colaboração, incluindo um Acordo Geral de Cooperação Técnica, Científica e Económica.
oda/mjm/glmv