Grande e importante notícia para os cidadãos da Sérvia, fornecemos uma instalação de armazenamento, que nos garantirá um fornecimento estável de gás durante o próximo inverno, afirmou o ministro, citado pelo jornal Vecherne Novosti.
Segundo Mali, em outubro a Sérvia poderá usar três milhões de metros cúbicos de gás, seis milhões em novembro, seis milhões em dezembro, seis em janeiro e fevereiro e três milhões de metros cúbicos de gás em março.
O presidente sérvio Aleksandar Vucic concordou recentemente com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban para armazenar gás sérvio em instalações de armazenamento magiar.
O Presidente sublinhou a importância do fato de o Primeiro-Ministro ter autorizado a colocação de 300 a 500 milhões de metros cúbicos de gás.
A situação com os hidrocarbonetos agravou-se no chamado velho continente após a eclosão da guerra na Ucrânia.
Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin, respondendo ao chamado dos líderes das repúblicas de Luhansk e Donetsk, lançou uma operação militar especial na Ucrânia com o objetivo de desmilitarizar e desnazificar o país.
Depois disso, os Estados Unidos, a União Europeia, o Reino Unido e outros estados impuseram sanções contra pessoas físicas e jurídicas russas.
mv/amp / fav