De acordo com o registrador nacional do estado civil, Alexander Vega, estas serão as eleições mais observadas pelas organizações internacionais.
Explicou que algumas dessas missões são de natureza técnica e têm acompanhado as diferentes simulações realizadas.
Entre as missões de observação credenciadas, ele indicou a União Europeia, a International Foundation for Electoral Systems, o Centro de Asesoría y Promoción Electoral, Transparencia Electoral, o International Institute for Democracy and Electoral Assistance, a Association of World Election Bodies e a Organisation of American States.
Todos eles têm como objetivo dar garantias e blindar o processo e a verificação do software de contagem, ressaltou Vega.
“Todas as garantias eleitorais são dadas pela organização eleitoral aos cidadãos, aos eleitores e especialmente às forças políticas”, disse ele.
Explicou que desde 14 de março, a entidade que ele dirige está trabalhando com todas as campanhas, e as decisões tomadas no plano de ação buscam não apenas garantias para os candidatos, mas, sobretudo, garantias para os cidadãos, para que o voto possa ser exercido.
Essas missões estarão no país durante toda a semana proporcionando acompanhamento em diferentes lugares e no próximo domingo observarão o desenvolvimento do dia de votação em diferentes estações de votação, algumas das quais terão a implementação de biometria. Entretanto, esta semana, três reclamações foram apresentadas devido a impedimentos à entrada no país de observadores internacionais como o Secretário argentino de Relações Internacionais do Movimiento Evita, Alejandro Rusconi; a cidadã norte-americana Teri Mattson, da organização Codepink; e o francês Paul-Emile Dupret.
Por outro lado, a falta de uma auditoria externa do software para a transmissão de votos também é questionada, dada a falta de contratação de uma empresa, apesar dos recursos aprovados pelo governo.
Ontem o presidente do país, Iván Duque, pediu às autoridades eleitorais que utilizassem os recursos já alocados para auditorias para contratá-los.
mgt/otf/bm