De acordo com a Sky News, o novo pacote que o ministro das Finanças, Rishi Sunak, apresentará esta quinta-feira no Parlamento, inclui uma proposta para tributar os lucros extraordinários das empresas petrolíferas.
O Partido Trabalhista de oposição sugeriu tal medida meses atrás, mas Johnson a descartou, argumentando que isso afastaria o investimento no setor de energia renovável.
O novo pacote de ajuda financeira a ser anunciado pelo governo também eliminaria a obrigação de reembolsar a ajuda monetária dada às famílias de baixa renda para pagar o aumento das tarifas de luz e gás que entrou em vigor no mês passado.
De acordo com a Sky News, que citou fontes anônimas do Ministério das Finanças, Johnson também reduziria o imposto municipal sobre habitação e o Imposto sobre Valor Agregado.
O anúncio do novo pacote de medidas ocorrerá um dia após a publicação de um relatório independente sobre as festas realizadas no gabinete do primeiro-ministro durante o confinamento devido à pandemia de Covid-19.
A investigação liderada pela funcionária pública Sue Gray deixou Johnson sob uma luz muito ruim, concluindo que a principal liderança do país deveria assumir a responsabilidade pelo ” Partygate”, como a imprensa britânica apelidou o escândalo.
Embora o governante conservador tenha ouvido Gray e assumido total responsabilidade pelo que aconteceu em seus escritórios, o relatório só aumentou os pedidos da oposição e de vários de seus correligionários para que ele renuncie.
Johnson instou os legisladores a virarem a página do ” Partygate” e se concentrarem em enfrentar a crise do custo de vida.
jf/nm / fav