O Embaixador de Saint Kitts e Nevis, Lionel Sydney Osborne, e o Ministro das Relações Exteriores de Antígua e Barbuda, Everly Paul Chet Greene, discutirão estratégias comuns de desenvolvimento com outros dignitários durante o evento.
Por meio do Twitter, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, saudou a chegada dos “irmãos latino-americanos e caribenhos” à ilha.
“Faremos um intercâmbio sobre a situação regional e o potencial da Aliança com base em nossas capacidades e pontos fortes”, acrescentou. A Cúpula ALBA-TCP está sendo realizada dias antes da IX Cúpula das Américas nos Estados Unidos, que não prevê a participação de todos os países do continente, razão pela qual inúmeras nações denunciaram seu caráter excludente.
De fato, vários membros do bloco regional manifestaram sua rejeição à não inclusão de Estados soberanos nessa reunião, o que qualificaram como um retrocesso nas relações hemisféricas.
Em 14 de dezembro de 2021, ocorreu a XX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da ALBA-TCP.
No primeiro semestre do ano passado, a Aliança criou um fundo humanitário cujo objetivo era estabelecer os bancos de Vacinas e Medicamentos da ALBA, para ajudar a mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19.
Segundo dados oficiais, entre as iniciativas de ajuda econômica mútua, o Banco da ALBA disponibilizou um fundo de 2 milhões de dólares como auxílio aos países do Caribe Oriental.
O bloco condenou unanimemente o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba.
car/idm/glmv