Durante um recital realizado na tarde desta sexta-feira no Salão Che Guevara da Casa de las Américas, nesta capital, o músico protagonizou a primeira ação promocional do fonograma Animal of the Galaxy, produzido sob o selo Colibrí.
O repertório do álbum, que homenageia artistas consagrados da cena sonora cubana, é composto por uma dezena de canções do trovador caribenho Silvio Rodríguez, além da canção A Silvio, composta pelo próprio Quintana, também responsável pela a produção do álbum.
De acordo com um comunicado do Instituto Cubano de Música, a placa surgiu da ideia original de Enrique Carballea e combina o talento de Oliver Valdés (bateria), Yandy Martínez (baixo), Jorge Luis Lagarza, Yoyi (teclados) e Miguel Ángel. Garcia, Wiwi (piano).
Da mesma forma, o documento detalha que títulos icônicos da trilha sonora da maior das Antilhas soarão no concerto, como o Tema do louco, digo que as estrelas, Canto Arena, Santiago do Chile, Mujeres, La Gaviota, entre outros.
Prêmio Especial Cubadisco 2022, a produção chega ao cenário cultural do país caribenho três anos depois do CD/DVD Benny Moré, um século depois, que conseguiu se registrar entre os álbuns pré-indicados ao Grammy Latino 2019.
Além do talento no violão, Quintana tem uma carreira prolífica como diretor musical, compositor e arranjador, com atuação especial no jazz.
Em seu currículo registra prêmios importantes como o Musicalia (2007), o Jojazz (2011) e o Montreux (2015), além de resenhas especializadas nas revistas internacionais Jazz Guitar Today, Jazz Time Magazine, Jazz Latin Network, entre outras.
jha/lbl/glmv