Chefes do setor e funcionários do Chile, Equador, Bolívia, Cuba, Honduras, Uruguai, Venezuela e Colômbia, entre outros, analisam as ações necessárias para alcançar a recuperação após a pandemia de Covid-19, garantir a igualdade de acesso à educação e enfrentar os desafios regionais.
Sob o lema O direito à educação em contexto: recuperar e transformar, o evento acontece no Palácio San Martín e foi inaugurado no dia anterior pelo presidente argentino, Alberto Fernández, que destacou que o desenvolvimento da aprendizagem, ciência e tecnologia deve ser uma prioridade do governo.
De acordo com a agenda prevista, neste dia deve ser aprovada a Declaração de Buenos Aires, que será apresentada durante a Cúpula sobre a transformação do setor, convocada pela Organização das Nações Unidas para setembro deste ano.
Uma minuta do referido texto reafirma o compromisso da região com a redução da desigualdade social e educacional, considerando que a educação é um direito humano universal e um bem público social para todos os cidadãos.
jha/gas/ls