22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam que o direito na Colômbia alegará fraude se perder

Denunciam que o direito na Colômbia alegará fraude se perder

Washington, 27 mai (Prensa Latina) A direita na Colômbia alegará fraude se for derrotada pelo binômio progressista de Gustavo Petro e Francia Márquez, denunciou hoje a organização norte-americana CODEPINK.

O grupo de solidariedade assegurou que Washington está preparando o terreno para o direito de reivindicar uma fraude no caso de vitória da chapa progressista Petro e Márquez, que, segundo ele, enfrentam ameaças de morte.

Informou que vários observadores internacionais que viajaram para o território colombiano foram impedidos de entrar e deportados para seus países.

A fórmula de Petro y Márquez lidera as pesquisas e enfrenta assédio de opositores, até mesmo o chefe do Exército colombiano acusou Petro de ser corrupto, apesar de ser constitucionalmente obrigado a manter a neutralidade na política.

O governo Duque e o Departamento de Estado afirmaram infundadamente que a Rússia está de alguma forma interferindo nas eleições, outro dos argumentos usuais para inviabilizar qualquer movimento popular que ameace os interesses de Washington e das oligarquias locais.

Vamos ser claros, se os candidatos da oposição fossem ameaçados na Venezuela, haveria artigos diários e comunicados de imprensa do Departamento de Estado sobre isso, se não sanções e ameaças, disse a organização de solidariedade.

Diga ao secretário Blinken que respeite os resultados das eleições e informe o governo e os militares colombianos que qualquer coisa menos do que uma eleição justa e segura será inaceitável, disse o comunicado.

Até agora este ano, 79 líderes sociais foram assassinados na Colômbia, enquanto Petro e Márquez correm sério risco de serem assassinados e esse risco provavelmente aumentará se vencerem, denunciou.

O CODEPINK especificou que os Estados Unidos contribuem para o clima de insegurança ao sugerir que a Rússia está interferindo nas eleições por meio de uma campanha de desinformação.

Não há provas disso e o bode expiatório usual para essas alegações, a mídia RT, nem sequer tem presença na Colômbia, acrescentou.

O primeiro turno das eleições é em 29 de maio e, a menos que alguém obtenha 50% (uma possibilidade para a candidatura de Petro-Márquez, segundo as últimas pesquisas), haverá um segundo turno em 19 de junho.

mv/lb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES