De acordo com reportagens da mídia, eles são dois navios da Marinha dos EUA – o destroyer guide-missile USS Gravely e o landing ship USS Gunston Hall – e um navio da Marinha francesa, o destroyer anti-submarino Latouche-Tréville.
Embora os três navios militares atraquem ao mesmo tempo no porto de Hernesaari, onde a fragata de defesa aérea alemã FGS Sachsen também está hospedada desde quarta-feira, fontes dizem que são visitas separadas.
Os navios americanos realizaram um exercício na semana passada no norte do Mar Báltico junto com a frota costeira finlandesa, enquanto o navio alemão participou de um treinamento conjunto com marinheiros finlandeses.
A chegada desses navios aliados vem vários dias depois que a Finlândia solicitou formalmente a adesão à OTAN.
Depois que o presidente russo Vladimir Putin lançou uma operação militar em 24 de fevereiro em resposta a um chamado das autoproclamadas repúblicas de Donbass, a Finlândia e a Suécia reconsideraram sua política tradicional de neutralidade.
Em 18 de maio, ambos os países nórdicos apresentaram suas candidaturas para ingressar na Aliança Atlântica.
Sua entrada tem a oposição de Ancara, que está exigindo condições políticas e o levantamento das restrições à aquisição de armas impostas desde 2019.
Para aderir à aliança atlântica, a Finlândia e a Suécia precisam da aprovação unânime de todos os 30 Estados membros.
mem/amp/bm