O evento comemora os 10 anos da Sala Ignacio Cervantes e a criação do Gabinete Esteban Salas, e projeta a realização de 19 apresentações de concertos com orquestra, recitais e master classes, assumidas por 14 intérpretes de nove nações.
As propostas teóricas incluem a troca de ideias pedagógicas sobre a arte de tocar piano entre professores e alunos da nação caribenha e o acadêmico Salomón Mikowsky, um dos criadores do espaço cultural junto com o falecido Historiador da Cidade de Havana, Eusebio Leal. .
As apresentações desta semana incluíram a ucraniana Inesa Sinkevych, a sul-coreana Yeontaek Ok, a violinista francesa Chloé Kiffer, o intérprete russo Alexandre Moutouzkine e a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba, dirigida por Enrique Pérez Mesa.
A curadoria inclui títulos da literatura pianística universal, a estreia de obras de compositores renomados como Leo Brouwer, Ernesto Oliva e Inesa Sinkevych e uma seleção de peças da coleção da maior das Antilhas de autoria, entre outros, de Roberto Valera e Jose Maria Vitier.
O encontro, agendado até 11 de junho em conhecidas salas dedicadas à música erudita desta capital, resulta da organização conjunta do Gabinete do Património Musical Esteban Salas e da Subdirecção de Gestão Cultural do Gabinete do Historiador da Cidade de La Havana.
car/dgh/ml