Os compromissos foram assinados na capital daquele país insular, como culminação das negociações durante a oitava sessão da comissão mista, instituída pelos dois estados africanos desde 1980.
No final das conversações, as partes aprovaram o processo verbal da sessão bilateral, que foi assinado pela ministra dos Negócios Estrangeiros Edite Ramos da Costa Ten Jua e pelo seu homólogo angolano, Téte António.
Ambos os governos concluíram ainda um acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos, bem como um protocolo de cooperação em matéria de pesca e mar entre os respectivos ministérios do ramo.
O quarto documento abrangia um acordo na área da Defesa e o último consistia num protocolo para promover o intercâmbio entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (concessionária) e a sua homóloga de São Tomé e Príncipe.
Durante os dois dias de trabalho, as delegações reafirmaram a importância de aprofundar as excelentes relações de amizade e cooperação existentes e confirmaram a decisão de avançar no estabelecimento de laços econômicos mutuamente benéficos.
À margem da VIII Sessão da Comissão Bilateral, Téte António foi recebido, em duas audiências, pelo presidente do Estado anfitrião, Carlos Manuel Vila Nova; e o Primeiro-Ministro e Chefe de Governo, Jorge Lopes Bom Jesus.
A IX Sessão da Comissão Bilateral terá lugar em Angola em 2024, indicou o Mirex.
rgh/mjm/glmv