Explorando um novo grupo de valas funerárias, os especialistas encontraram caixões de madeira contendo múmias cujas tampas são decoradas com figuras coloridas e hieróglifos bem preservados, além de um conjunto de amuletos e estátuas com faces douradas.
A cache inclui 150 estátuas de bronze de vários tamanhos, representando diferentes divindades egípcias, como Anúbis, Amon, Osíris, Nefertum, Bastet e Hathor, juntamente com vasos relacionados com os rituais da deusa Ísis e uma bela estátua sem cabeça esculpida do engenheiro e primeiro-ministro Imhotep.
Outros achados relevantes consistem em duas estátuas de madeira de Ísis e Néftis em luto pelos mortos, além de espelhos, pulseiras, brincos e ferramentas de cobre usadas na vida cotidiana.
Dentro de um dos sarcófagos, a equipe encontrou um papiro com hieróglifos, que é suspeito de conter versos do “Livro dos Mortos” e, por isso, foi enviado ao laboratório do Museu Egípcio na Praça Tahrir da capital para estudo mais aprofundado, relatou Waziri. Por seu lado, os caixões serão transferidos para o Grande Museu Egípcio, a ser inaugurado em breve, para serem expostos nas suas salas principais, acrescentou o especialista.
mem/rlf/ls