Em sua conta no Twitter, o presidente destacou que “com muito esforço a demanda de energia está sendo atendida. Nosso reconhecimento aos trabalhadores do Sindicato dos Eletricistas”.
Ele também elogiou “os transportadores que estão distribuindo o combustível por todo o país, e cada pessoa que coloca seu grão de areia nestes dias difíceis”. O presidente fez este reconhecimento depois que a geração de eletricidade no país foi significativamente afetada nas últimas semanas por várias unidades que ficaram fora de serviço devido a manutenções programadas e quebras, causando fundamentalmente apagões irritantes na ilha.
No entanto, neste sábado e domingo o Sistema Elétrico Nacional se comportou de forma estável, portanto não houve comprometimentos no atendimento da população por falta de disponibilidade de geração em todo o país, segundo o que foi noticiado à imprensa por autoridades da União Elétrica (UNE).
Na manhã de domingo, a UNE atualizou em sua página do Facebook que até então a disponibilidade do Sistema Elétrico Nacional era de 2.128 MW contra uma demanda de 1.880 MW.
No entanto, as unidades da usina termelétrica Máximo Gómez, em Mariel, no oeste de Cuba, ainda estavam fora de serviço por avarias; de Diez de Octubre, em Nuevitas, e de Antonio Maceo, em Santiago de Cuba, ambas no leste do país, enquanto outras estão sendo mantidas.
Tampouco estão previstas para esta segunda-feira afetações no serviço, indicaram diretores da UNE.
mem/rc/ls