Em diálogo aqui com a Prensa Latina, Juan Pereira, gerente da unidade, estimou que a realização do RPA se deve a manter e orientar o trabalho de acordo com as normas cubanas em matéria de meio ambiente e empregar todos os meios ecológicos possíveis.
Pereira, experiente gestor espanhol no setor, destacou os atributos do moderno Meliá Internacional, projetado para todos os tipos de clientes em uma excelente área de Varadero, considerada pelas pesquisas estrangeiras como a segunda melhor praia do mundo.
Exprimiu que a arquitectura é algo que impõe e confere grande beleza tanto ao hotel como à zona onde se encontra este alojamento, numa operação comercial conjunta entre a empresa cubana Gran Caribe e o referido consórcio ibérico.
Nesse sentido, Pedro Arias, responsável pelos serviços no espaço de praia, destacou-o como o principal do imóvel, “e o nosso trabalho é em equipa porque o cliente tem de se sentir confortável, sem desconforto e, ao mesmo tempo, protegido por biossegurança assim como os trabalhadores.
“A margem do rio tem que ser organizada e limpa, oferecer sombra, bebidas, pontos de hidratação, serviços náuticos, segurança hídrica, proteção geral, animação e atividade recreativa. Tudo é feito com eficiência”, acrescentou Arias.
Acrescentou que toda esta organização na zona costeira tem um sistema, “sem conflitos de uso nesta quantidade de serviços; a nossa experiência está prevista para se estender aos hotéis Meliá no Caribe”.
Há um total de 16 hotéis neste resort, localizado na costa norte da província ocidental de Matanzas e 140 quilômetros a leste de Havana, que detêm o RPA em resposta às expectativas Ecovalor das entidades GEF/PNUD das Nações Unidas, para o ramo turístico da ilha.
O RPA foi baseado em uma análise de requisitos, indicadores e critérios baseados em bens e serviços ecossistêmicos, com a contribuição de especialistas e professores dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma); de Turismo (Mintur) e a Universidade de Matanzas.
O reconhecimento é um esquema local, iniciado em Varadero e sua aplicação inclui instalações à beira-mar, e atualmente é aplicado em outras regiões cubanas, como Cayo Santa María em Villa Clara (centro).
rgh/wap/glmv