No primeiro desses mercados, o adoçante, para entrega em julho, dispensou a etapa cotada a 19,61 centavos de dólar por libra-peso, o que representou 34 pontos de perdas em relação ao período anterior, também especificou aquela empresa do Ministério do Comércio. Investimento Estrangeiro de Cuba.
Os preços oscilaram na faixa de 20,09 e 19,27 centavos de dólar por libra de sacarose, acrescentou Cubazúcar.
O mercado de açúcar, indicou a entidade, teve um desempenho ruim durante a semana, em que a maioria dos dias fechou em baixa, com os preços registrando mínimas de dois meses.
Vários foram os fatores que influenciaram a queda dos preços, incluindo estimativas de safra recorde de cana na Índia e maior produção no Brasil na primeira quinzena de maio.
Comentários naquele país sul-americano sobre uma possível queda no custo da gasolina, que poderia significar uma menor demanda por etanol e, em última análise, maior produção de sacarose, também pressionaram para baixo os preços desse alimento.
Soma-se a isso uma nova estimativa da Organização Internacional do Açúcar dos estoques mundiais desse produto, segundo a qual eles apresentam um pequeno superávit.
No entanto, especialistas concordam que um fator que funcionou a favor dos preços foi o anúncio do governo indiano de que o país reduzirá suas exportações desse alimento.
Enquanto isso, no mercado londrino, o açúcar refinado ou branco, a ser fornecido em agosto, concluiu as operações da etapa cotadas a 567,8 dólares por tonelada métrica (mt), o que significou lucros de 9,70 dólares, após movimentar-se na faixa de 550,0 e 569,6 dólares por mt.
Esta segunda-feira, a Cubazúcar comunicou no seu relatório diário sobre a evolução dos mercados, que o mercado nova-iorquino permaneceu fechado para feriados, enquanto em Londres a refinação foi fixada no final da sessão em 574,7 dólares por tonelada métrica, após uma subida US$ 6,90.
Foi apurado que o Ministério da Agricultura egípcio anunciou no fim de semana que espera que a produção total de açúcar do país para este ano atinja 2,8 milhões de toneladas, cerca de 200.000 a menos que no ano anterior.
oda/rs/glmv