Este é o concurso promovido pelo Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC), segundo disse à Prensa Latina o coordenador geral de Cubainformacion, José Manzaneda.
A Catalunha completa assim sua terceira contribuição para a ilha caribenha, depois dos carregamentos anteriores em Barcelona e Prat de Llobregat. Além disso, em San Fernando de Henares e Las Palmas de Gran Canaria, foram feitos outros contêineres.
O de Santa Perpétua de Mogoda tem uma dimensão de 40 pés com material sanitário destinado a Cuba, no valor de 250 mil euros.
Esta iniciativa foi liderada pela ONG local Alkaria, junto as organizações de solidariedade Mollet amb Cuba, Hermanamiento Nou Barris-El Cerro e o Comitê de Solidariedade com a América Central de El Prat, com o apoio da plataforma catalã Defencem Cuba.
Os municípios de Santa Perpétua de Mogoda e L’Hospitalet de Llobregat também apoiaram a iniciativa, na qual parte importante do material foi doado pela Fundació Dr. Trueta.
Na remessa, destacam-se elementos para geriatria, primeiros socorros e inúmeras cadeiras de rodas, com foco principalmente em dois centros para idosos no município de San Miguel del Padrón, em Havana.
Isabel García Ripoll, prefeita de Santa Perpétua de Mogoda, Neus García Ribas, vereador para Cooperação Internacional da cidade catalã, e Alfonso Casanova, cônsul cubano em Barcelona, estiveram na preparação do contêiner.
mem/ft/ls