Em carta enviada a uma reunião de ministros das relações exteriores entre as partes, o presidente saudou o desenvolvimento frutífero da parceria estratégica abrangente que o gigante asiático estabeleceu com oito ilhas em busca de um progresso comum.
Beijing, disse ele, será sempre “um bom amigo, irmão e parceiro” para esses territórios e os tratará como iguais, não importa o quanto a situação internacional mude.
Ele viu na reunião dos ministros das relações exteriores em Fiji uma oportunidade para expandir o diálogo, a confiança política e a cooperação, ao mesmo tempo em que apelava para salvaguardar a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico e impulsionar a prosperidade e o bem-estar de seus povos.
Finalmente, o dignitário indicou que a China está pronta para trabalhar em conjunto com estes estados insulares diante de qualquer desafio, para construir consenso e avançar no desenvolvimento.
A carta de Xi Jinping foi lida na segunda-feira pelo Ministro das Relações Exteriores Wang Yi quando ele co-presidiu uma reunião virtual em Fiji com seus homólogos de Fiji, Ilhas Salomão, Kiribati, Samoa, Tonga, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Timor Leste, Micronésia e Niue.
Na semana passada, verificou-se que nessa reunião as partes assinarão um acordo com disposições para maior colaboração na pesca, construção de redes de Internet, estabelecimento de institutos Confucius e treinamento policial.
Mas Wang disse hoje que as consultas e discussões aprofundadas continuarão em busca de mais consenso sobre os pontos propostos no texto.
Este acordo levantou a suspeita dos Estados Unidos e da Austrália, que o veem como o gatilho para outra Guerra Fria e uma tentativa do gigante asiático de controlar a área, especialmente após seu recente pacto de segurança com as Ilhas Salomão.
Entretanto, tanto Beijing quanto Honiara asseguraram que um dos propósitos de seu acordo bilateral é manter a ordem social na nação da ilha e negaram rumores de cláusulas que permitem a abertura de bases militares, o envio de navios de guerra e forças armadas da China.
jf/ymr/bm