De acordo com uma nota distribuída antes da sessão, os membros do órgão estão programados para votar um projeto de resolução sobre pirataria e assalto à mão armada no Golfo da Guiné.
Os redatores do texto, Gana e Noruega, iniciaram consultas informais a partir do final de 2021, mas após duas reuniões em nível de especialistas, as negociações estagnaram em janeiro.
A China levantou várias objeções à minuta e uma nova foi preparada com emendas, sobre as quais finalmente parece ter sido alcançado um acordo sobre o documento, revelaram fontes diplomáticas.
Além disso, o Conselho de Segurança da ONU realizará um briefing na terça-feira sobre a situação na República Democrática do Congo (RDC), a pedido dos três membros africanos (Gabão, Gana e Quênia).
De acordo com o cronograma, o Enviado Especial do Secretário Geral para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, fará um relatório.
O Ministro das Relações Exteriores da RDC Christophe Lutundula Apala também foi convidado a participar, pois a deterioração da situação de segurança em seu país tem sido motivo de grande preocupação para o Conselho.
jcm/ifb/bm