A reunião, convocada pela agência multilateral e copatrocinada pelos governos da Suécia e do Quênia, acontecerá cinco décadas após a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, que levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
O próximo evento proporcionará uma oportunidade para os líderes construírem sobre 50 anos de ação ambiental multilateral para garantir um futuro melhor e um planeta saudável, destacaram suas organizações.
Por sua vez, o Secretário-Geral da ONU aproveitará a ocasião para instar os países a apoiarem o direito humano a um ambiente limpo e saudável para todas as pessoas, disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
À margem da conferência, disse ele, Guterres se reunirá com representantes da Força Tarefa Jovem Estocolmo+50.
O Secretário-Geral da ONU também está programado para se reunir com a Primeira Ministra da Suécia, Magdalena Andersson, bem como com Sua Majestade Carl XVI Gustaf e Sua Alteza Real, a Princesa Vitória e outros funcionários.
Durante sua visita, o Secretário-Geral também se reunirá com membros do Conselho Consultivo de Alto Nível da ONU sobre Multilateralismo Eficaz.
jcm/ifb/bm