“Precisamos de uma cúpula de ciência e tecnologia na Bolívia. (…) O que realmente domina são as redes, precisamos entrar em um debate em nível nacional, do ponto de vista econômico, educacional e de saúde”, assegurou o legislador .
Segundo nota da Câmara dos Deputados do país serrano, a iniciativa de Ollisco surgiu após sua participação na 37ª reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação do Parlamento Latino-Americano e do Caribe (Parlatino).
A reunião foi realizada nos dias 26 e 27 de maio em Havana, Cuba, e representantes de 10 países analisaram a situação epidemiológica continental, as políticas de saúde implementadas e o fortalecimento dos sistemas de saúde.
Os participantes traçaram estratégias pós-Covid-19 nas esferas educacional e de saúde com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.
Segundo Ollisco, um dos assuntos que mais chamou a atenção dos parlamentares foi a aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de capacitação, durante a pandemia causada pelo coronavírus SARS-Cov-2.
Comentou que em vários países essas ferramentas foram as principais aliadas para garantir o direito à educação.
“Ciência e tecnologia tem que ser aumentar a qualidade de vida, esse é o objetivo central (…). Não é mais luxo ter software, é antes acelerar (desenvolvimento), resolver os problemas que temos nos países”, disse.
Nesta base, exortou os profissionais dos setores ligados a este problema a promoverem uma cimeira nacional para “debater e uniformizar” os objetivos para uma sociedade com maior desenvolvimento tecnológico.
mv/jpm/ls