O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) informou em sua última parte à meia-noite que o centro do furacão estava localizado a cerca de 25 km ao norte-nordeste de Puerto Ángel, Oaxaca, onde entrou no dia anterior às 15h30, hora local, acompanhado de de ventos fortes de 165 quilômetros por hora e chuvas fortes.
Até agora não foram relatados infortúnios pessoais, embora tenha havido danos materiais em casas, bodegas e armazéns, a derrubada de dezenas de árvores, plantações e o transbordamento de alguns rios.
O SNM espera que no decorrer desta terça-feira o centro de Ágatha se desloque sobre o sul de Veracruz e mantenha as condições para chuvas fortes a intensas que podem gerar deslizamentos e inundações no sudeste e na península de Yucatán, com chuvas torrenciais pontuais em Veracruz, Oaxaca, Chiapas e Tabasco.
Ele acrescenta que as faixas de nuvens geram chuvas extraordinárias em Oaxaca, chuvas torrenciais pontuais em Chiapas, intensas nas áreas de Guerrero, Tabasco e Veracruz, bem como muito fortes em Puebla, Campeche e Quintana Roo.
As chuvas serão acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e poderão gerar um aumento dos níveis dos rios e córregos, deslizamentos e inundações nas referidas entidades, informou o SMN.
jcm/lma/hb