“No final do dia 31 de maio, a Gazprom Export não recebeu o pagamento da Shell Energy Europe pelo fornecimento de gás em abril”, disse o comunicado da empresa russa, que explicou que suspenderá o embarque até que seja realizado ao procedimento estabelecido por Moscou.
O volume máximo anual de fornecimento previsto para este contrato é de 1,2 bilhão de metros cúbicos, segundo a Gazprom, à qual a Shell Energy Europe Limited comunicou que não cumpriria a exigência de pagar o fornecimento de gás em rublos.
Esta terça-feira o gigante do país euro-asiático interrompeu o fornecimento de gás à empresa holandesa GasTerra por falta de pagamento em rublos, requisito que foi notificado atempadamente, refere o comunicado da Gazprom.
A GasTerra afirmou anteriormente que não cumpriria os requisitos de Moscou e argumentou que os pagamentos sob o novo esquema poderiam levar a uma violação das sanções impostas à Rússia pela União Europeia.
Em 31 de março, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto pelo qual, a partir de 1º de abril, compradores de países hostis à Rússia devem abrir contas especiais em rublos e moeda estrangeira no Gazprombank para pagar pelo fornecimento de gás em moeda nacional.
mgt/mml/ls