23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nabih Berri reeleito como Presidente do Parlamento Libanês

Nabih Berri reeleito como Presidente do Parlamento Libanês

Beirute, 31 de maio (Prensa Latina) O deputado Nabih Berri recebeu hoje o apoio da maioria parlamentar para sua reeleição como presidente da legislatura unicameral que no Líbano é dividida igualmente entre cristãos e muçulmanos.

Segundo relatos locais, o político de 84 anos e líder do Movimento Amal liderará o corpo legislativo para o período 2022-2026, em seu sétimo mandato ininterrupto desde 1992.

A contagem das cédulas refletiu 65 votos a favor da nomeação de Berri, comparado a 40 cédulas canceladas e 23 em branco, informou a Agência Nacional de Notícias.

Depois de confirmar sua vitória, Berri foi citado pelo Debate do Líbano dizendo que qualquer palavra, plano, promessa e programa que não toque a vida das pessoas estará fora de contexto.

“Minha mão está estendida a todos pela cooperação sincera para salvar o país. Devemos nos unir para rejeitar qualquer compromisso de direitos ou normalização com o inimigo”, disse o presidente reeleito, conforme compartilhado em seu site pelo canal pan-árabe Al Mayadeen.

A sessão prossegue na Praça Nejmeh, sede do Parlamento no centro desta capital, com a eleição do vice-presidente e das comissões.

Analistas da situação no Líbano e no Oriente Médio afirmam que Berri é considerado um apoio político dentro do estado ao estabelecer um equilíbrio para a comunidade xiita em termos de representação.

O Líbano reconhece 18 confissões de fé e o pacto nacional de independência da França em 1943 estabeleceu que o presidente da República deve ser um cristão maronita, o primeiro-ministro um muçulmano sunita e o chefe do parlamento xiita, e assim por diante com os demais cargos.

No entanto, o acordo de Taif de 1989, que pôs fim à guerra civil libanesa (1975-1990), estabeleceu uma fórmula de compartilhamento de poder baseada em cotas que concede a cada uma das grandes comunidades religiosas (muçulmanas e cristãs) 64 cargos no parlamento.

A nação dos cedros realizou eleições parlamentares em 15 de maio em meio ao ceticismo sobre a emergência de um governo capaz de promover a recuperação econômica e financeira.

jcm/yma/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES