Segundo a publicação The Hill, os legisladores do movimento identificado com a cor azul (D) não perdem tempo na hora de agir diante dos crescentes massacres que são registrados em todos os estados do território.
As propostas legais surgem poucos dias depois que um adolescente em Uvalde, Texas, matou 19 crianças e dois professores em uma escola primária, e apenas algumas semanas depois que um atirador em Buffalo, Nova York, matou 10 negros em um supermercado.
O painel judicial considerará oito propostas durante a revisão de emergência, confirmou um assessor do comitê na terça-feira.
Projetos de lei serão incluídos para conter o tráfico de armas, promover o armazenamento seguro de armas e aumentar a idade de compra de certos rifles semiautomáticos.
A revisão de emergência, relatada pela primeira vez pelo Punchbowl News, aponta para uma nova urgência entre os democratas no Capitólio de promulgar leis mais duras para conter a violência.
Segundo os parlamentares, o objetivo é levar os projetos ao plenário para votação “o mais rápido possível”.
O site Mass Shooting Tracker, que compila dados sobre tiroteios fatais e feridos nos Estados Unidos, contou 44 massacres somente no mês de maio.
A National Rifle Association, o maior conglomerado de defensores de armas de fogo do país, sustenta que o controle estrito de tais objetos potencialmente mortais deixaria os cidadãos limitados em sua autodefesa.
mem/age/ls