O anúncio foi feito por funcionários do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), que resumiram, em reunião com a imprensa, as ações mais importantes realizadas nessa área no país nos últimos anos.
A diretora geral do Ambiente da Citma, Odalys Goicochea, destacou a implementação de uma Estratégia Nacional, aprovada para o período 2021-2025, que permitirá medir os progressos realizados nesta área graças a indicadores como o índice da pegada ecológica, a qualidade e resiliência climática.
Também destacou o trabalho realizado no âmbito do Macroprograma de Recursos Naturais e Meio Ambiente, que, por sua vez, homenageia o cumprimento do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030 da nação caribenha.
Em relação ao Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, conhecido como Tarefa da Vida, mencionou que ele passou por ajustes para dar atenção mais específica aos aspectos sociais e à necessidade de envolver cientistas e a população na solução dos problemas da comunidade.
Além disso, comentou, a Citma apresentou no final do ano passado a Estratégia de Transição para uma Economia Circular no país, cujos princípios se baseiam na não poluição e no aproveitamento ótimo dos recursos naturais e de todas as matérias-primas da que estão disponíveis hoje.
Como novidade, citou o trabalho desenvolvido pelo Banco Central de Cuba na formulação do banco verde, como uma das alternativas para atrair recursos financeiros internacionais que contribuam para resolver os problemas deste setor.
Uma das ações que antecederam a Conferência do Meio Ambiente, ponderou Goycochea, foi a realização de consultas nacionais como etapa preliminar à participação da ilha na Conferência Internacional Estocolmo+50, a ser realizada na capital sueca nos próximos dias 2 e junho 3.
O país, disse, foi um dos 58 selecionados para participar do encontro, que será nutrido pelos debates promovidos em cada um dos territórios presentes e que tem como objetivo promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Outra das motivações que acompanham o dia, acrescentou, é o trigésimo aniversário das palavras do Comandante em Chefe, Fidel Castro, na Cimeira da Terra de 1992, em que previu a situação que aflige actualmente o mundo com as crises no campo da saúde e os gerados pela poluição e pelas mudanças climáticas.
Para esta edição, Cuba adotou o lema lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que é Uma Terra, afirmou.
car/ifs/glmv