Em comunicação direta com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador na coletiva de imprensa diária da manhã no Palácio Nacional, o funcionário deu detalhes da tragédia e disse que Oaxaca está de luto. No corte desta manhã dos efeitos da Agatha, agora uma tempestade remanescente, temos este infeliz equilíbrio de vítimas, mas é preliminar porque as investigações e relatórios continuam e temos que corroborar as informações, especialmente na área costeira, no altiplano e no altiplano sul e no Istmo de Tehuantepec, o mais afetado, disse ele.
Murat acrescentou que os piores efeitos foram o resultado de fortes caudais de rios e deslizamentos de terra causados pelas chuvas.
A Comissão da Água (Conagua) é muito ativa e já instalou tanques de água potável em vários lugares, com mais de 60.000 litros, e tem duas plantas de purificação de água em Oaxaca, bem como outras ações de apoio, disse ele.
López Obrador informou que o governo federal está atendendo a todos esses problemas e continuará a dar apoio, que é o propósito da visita que o Secretário de Defesa, Luis Cresencio Sandoval, está iniciando hoje, e ele enviou abraços às famílias das vítimas. O governador advertiu que as chuvas continuam, algumas delas muito fortes, e pode haver mais deslizamentos de terra que podem aumentar as mais de 40.000 pessoas afetadas pela eletricidade em vários municípios, embora já existam mais de 30 unidades móveis para fornecer eletricidade enquanto as linhas elétricas caídas estão sendo restauradas, e algo semelhante está acontecendo com as pontes caídas que estão mantendo algumas estradas fechadas.
As brigadas médicas são mobilizadas nas áreas afetadas e estão tentando chegar aos municípios que estão isolados a fim de enviá-los para os locais onde alimentos, medicamentos e outros suprimentos estão sendo entregues.
mgt/lma/bm