Destacando em seu perfil no Twitter a prioridade que as novas gerações têm para esta nação caribenha, o presidente afirmou que “em Cuba nada é mais importante do que uma criança”.
Por sua vez, o Primeiro Ministro Manuel Marrero fez referência a uma frase do Herói Nacional José Martí que destaca: “(…) as crianças são aquelas que sabem amar, (…) as crianças são a esperança do mundo”.
Desejo que neste dia vocês sejam muito felizes, disse ele.
Ainda sobre esta rede social, o Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez destacou que o cuidado e o desenvolvimento das crianças é uma prioridade em Cuba, e afirmou que os direitos, garantias e políticas sociais em favor das crianças e adolescentes transcendem as disposições dos instrumentos internacionais nesta área.
Cuba comemora hoje o Dia Internacional da Criança com novas regulamentações contidas no projeto do Código das Famílias, visando a salvaguarda e o bem-estar das crianças.
Estas disposições contêm normas que legitimam e garantem os direitos dos menores e definem a responsabilidade das famílias em sua criação e cuidado, em consonância com os postulados da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
A nação caribenha também está trabalhando na concepção de uma política abrangente para crianças e jovens com 10 linhas estratégicas de ação para garantir a construção de um projeto de vida viável no país.
O Dia Internacional da Criança foi estabelecido por acordo da Conferência Internacional para a Defesa da Criança, realizada em Viena, Áustria, em 1952, para lembrar a vulnerabilidade das crianças às crises.
mem/evm/bm