Ao anunciar a campanha, que se estenderá até o dia 30 deste mês, a coordenadora da ONU na Costa Rica, Allegra Baiocchi, destacou que esta iniciativa promoverá ações climáticas para proteger o planeta e também ajudará as pessoas a gerenciar sua eco-ansiedade.
Com esta proposta convidamos as pessoas a assumirem desafios diários, pequenas mudanças que todos podem facilmente alcançar, mas que se somadas dia após dia, pessoa a pessoa, podem ter um grande impacto para o bem-estar do planeta e da Costa Rica, disse Baiocchi.
Ela ressaltou que “a ação climática e a proteção ambiental não podem esperar. Precisamos agir agora, sem desculpas e sem demora”.
Os dados das Nações Unidas refletem que se o mundo não tomar medidas de redução de risco agora até 2030 haverá mais de um desastre por dia, enquanto o Relatório sobre a Situação do Clima Mundial 2021 indica que as concentrações de gases de efeito estufa, o nível de mar, a temperatura dos oceanos e sua acidificação voltaram a bater recordes em 2021.
A ONU-Costa Rica informa que esta nação centro-americana está em uma das áreas de maior impacto das mudanças climáticas, já que a América Latina se projeta como uma das regiões do mundo onde os efeitos e impactos das mudanças climáticas serão mais intensos.
Estes incluem ondas de calor, declínio da produção agrícola, incêndios florestais, esgotamento de recifes de coral e eventos extremos do nível do mar.
Além disso, continua, o Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos prevê que há uma forte possibilidade de uma temporada de tempestades e furacões em 2022 bem acima da média.
A campanha indica que pequenas ações podem desencadear grandes mudanças para reduzir o impacto das mudanças climáticas e alcançar a preservação do meio ambiente, para o qual divulgará uma mensagem todos os dias por meio das redes sociais das Nações Unidas e suas agências.
Caminhar por 20 minutos, não usar plásticos descartáveis, desligar o ar-condicionado e abrir janelas, fazer compras na feira do fazendeiro e andar de bicicleta, fazem parte das 30 atividades que, além de ajudar o planeta, também contribuir com a saúde das pessoas, diz a iniciativa.
jha/ale / fav