24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começa corrida eleitoral no Panamá para eleição presidencial de 2024

Panamá, carrera, electoral, comienzo

Começa corrida eleitoral no Panamá para eleição presidencial de 2024

Por Mario Hubert Garrido Cidade do Panamá, 1 jun (Prensa Latina) Com o pedido de inscrição de candidatos por livre postulação, começa hoje o processo eleitoral geral no Panamá, cuja votação será em 5 de maio de 2024.

Anteriormente, o Tribunal Eleitoral (TE) do Panamá anunciou o Decreto Regulamentar e empossou os membros de 33 comissões de trabalho responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e execução da consulta.

Dessa forma, inicia-se o programa de renovação de todas as autoridades eleitas: presidente e vice-presidente da República, deputados à Assembleia Nacional, Parlamento Centro-Americano (Parlacen), prefeitos e demais autoridades locais.

A partir deste 1º de junho e até 31 de julho próximo, terá espaço um período chave para os chamados candidatos independentes.

Conforme informado pelo magistrado do TE, Eduardo Valdés, o período de coleta de assinaturas para esses requerentes terá início em 15 de agosto e término em 31 de julho de 2023.

Nesse sentido, o deputado independente Juan Diego Vásquez, líder da coalizão “Vamos” que busca reunir candidatos que não pertencem a partidos políticos, indicou que estão em fase final de definição das listas e que pode haver cerca de 100 pessoas.

Vásquez disse ao canal de notícias TVN que, um dia após o início do processo de publicação do regulamento, em vez de incentivar a participação informada, eles a desencorajam e não a promovem.

A enorme tarefa do “Vamos”, afirmou, é apresentar candidatos em todo o país, em um momento em que os panamenhos estão cansados da política tradicional e das velhas práticas de mentira, corrupção e clientelismo.

De acordo com as regras, nos círculos eleitorais com menos de 10.000 eleitores, a direção regional da respectiva Organização Eleitoral emitirá a resolução motivada com o reconhecimento da pré-candidatura e autorizará o início da recolha de rubricas de apoio.

No caso de áreas com mais de 10.000 eleitores, se não houver objeções ou se algumas das apresentadas forem rejeitadas, a conta de campanha será aberta no caso de pré-candidatos ao cargo de Presidente da República e a arrecadação de rúbricas de apoio.

Candidatos independentes terão até 31 de junho de 2023 para coletar assinaturas de apoiadores (devem ser 2% dos votos válidos emitidos na última eleição).

Os partidos políticos – cerca de oito reconhecidos até agora pelo TE e quatro em formação – têm até 31 de dezembro deste ano para se constituir e poder indicar candidatos às eleições.

O calendário prevê a realização das primárias de 1 de junho a 31 de julho de 2023; e os demais eventos internos em julho daquele mesmo ano.

No mês de setembro de 2023, os partidos políticos devem formalizar as alianças acordadas perante a Secretaria-Geral do TE.

Os novos períodos de campanha eleitoral no caso do futuro chefe de Estado foram aumentados de 60 para 90 dias e terminam à meia-noite da quinta-feira anterior à votação.

Em 2019, pouco mais de 2,7 milhões de eleitores, metade deles mulheres, foram convocados para eleger o Presidente e o Vice-Presidente da República, 71 deputados à Assembleia Nacional e 20 ao Parlacen; bem como 81 prefeitos e outros 700 funcionários locais.

jha/ga/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES