De seu perfil no Facebook, ele enviou suas condolências a todos os familiares, amigos e membros da missão médica. Além disso, ele descreveu Portuondo como um cubano que defendeu a ilha de todas as trincheiras.
Na mesma plataforma, o Consulado Geral de Cuba na Venezuela também enviou suas condolências aos familiares do falecido. Sobre seu caráter humano, destacou que “Yaquelin é um símbolo de união, fraternidade e dos mais belos laços entre Cuba e a República Bolivariana. Que sua alma descanse em paz”.
“Yaquelin Portuondo chegou à Venezuela nas primeiras missões de colaboração médica e desde sua chegada sempre levantou os princípios da Pátria e o legado de José Martí”, informou a nota oficial do Consulado.
O Ministério das Relações Exteriores do país caribenho e a Direção Geral de Assuntos Consulares e Residentes de Cuba no Exterior também enviaram suas condolências.
A Associação de Homens e Mulheres Cubanos Residentes na Venezuela mantém uma posição invariável de condenar o cerco econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha.
car/mks/glmv