O filme conta a história de Nour, uma enfermeira recém-contratada em uma fábrica de produtos químicos que descobre mentiras associadas a descargas de poluentes, doenças de funcionários e acidentes ocultos e renuncia a compromissos que visam preservar a imagem da empresa.
Programada até 12 de junho a exposição celebra o mais significativo dia internacional dedicado ao meio ambiente: o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, que defende neste 2022 o lema Uma Só Terra e tem a Suécia como país anfitrião de honra.
Juntamente com a Aliança Francesa, o Instituto Francês e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic), o compêndio inclui outras propostas audiovisuais, entre elas El secreto de Vicky, de Denis Imbert, sobre o vínculo entre a menina Victoria e um filhote de lobo.
A agenda inclui ainda o documentário Era uma vez um bosque, de Luc Jacquet, alusivo à relação oculta entre plantas e animais, produção que antecede a vigésima edição do Festival de Cinema Francês na Ilha, exibido de 15 a 30 de junho.
A programação deste evento inclui uma retrospetiva sobre o realizador franco-grego Costa-Gavras, caracterizado por um cinema associado a thrillers políticos e dramas sentimentais, embora nos últimos anos tenha apostado mais na ficção social, desde filmes como O Capital e Éden a Oeste.
oda/dgh/cm